É hora de se encantar com a política! Essa é a realidade para nossa vida social, perpassando cada um de seus espaços: a família, a comunidade de oração, a roda de amigos, a escola, na floresta, numa roda de tereré (bebida gelada com erva mate, tipicamente da fronteira oeste do Brasil) e onde as pessoas se encontram e vivem. Desde abril, desse ano, existe uma belíssima proposta para a formação do eleitorado brasileiro, por meio de um processo que possibilite uma leitura crítica do momento atual e que aponte para o exercício de uma cidadania ativa, esse é o Caderno Encantar a Política, nascida da organização do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB), constituído a Rede de Fé e Política com outros organismos eclesiais e sociais do Brasil, como a Cáritas Brasileira.
O escrito tem como base as encíclicas do Papa Francisco, Laudato si’ e Fratelli Tutti, também a exortação apostólica pós-sinodal, Alegria do Evangelho – que tratam a Política como consequência do mandamento do amor.
A principal perspectiva é contribui para a prática e engajamento das pessoas ao convite do Papa que nos leva pensar nas relações sociais mais amplas e ecológicas.
Do Mato Grosso do Sul, o professor Thiago Godoy, secretário Executivo da Comissão Regional Justiça e Paz do Mato Grosso do Sul (CRJPMS) e o Coordenador da Equipe de Articulação do CNLB Regional, Moisés Batista Santos, estiveram reunidos no encontro Nacional de estudo e lançamento do caderno (que pode ser baixado gratuitamente https://cnlb.org.br/encantarapolitica/caderno). O objetivo não está apenas pautado para as eleições desse ano, já que se espera que o conhecimento crítico seja despertado para uma melhor participação na política e na sociedade.
O Regional Oeste 1 da CNBB e suas dioceses estão planejando repasse a ampliação das informações do Caderno, fazendo conhecer o seu conteúdo, por meio de encontros e lives (sendo uma marcada para o dia 07 de julho).
O professor Thiago Godoy (CRJPMS) e a professora Cristiane Sant Anna de Oliveira, integrante do Observatório Racial Dom José Maria Pires (CNJP) entregaram na última sexta-feira (10) o Caderno do Encantar a Política ao Deputado Estadual Pedro Kemp e ao Professor Jaime Teixeira, presidente licenciado da Federação do Trabalhadores da Educação (FETEMS), que são pré-candidatos ao pleito 2022. O Deputado Pedro Kemp é ex-seminarista, foi vereador em Campo Grande, secretário de educação de MS e tem um mandato bastante atuante nas questões indígenas e sociais. O professor Jaime Teixeira pretende disputar uma vaga no Congresso Federal e é um sindicalista bastante atuante nos movimentos sociais como o Grito dos Excluídos e estavam participando do Encontro de Formação Sindical e Políticas Educacionais da FETEMS.