O Brasil, em 200 anos de Independência, registra seu 34º aniversário após a Promulgação da Constituição Federal de 1988; marco aos direitos dos(as) cidadãos(ãs) brasileiros(as), por garantir liberdades civis e deveres do Estado. O Estado Democrático constrói-se justo, livre, organizado, articulado, solidário e com alternância de poder, munido pelo direito fundamental de escolha aos projetos voltados ao bem comum. Votar, neste sentido, constitui-se um importante exercício cidadão no decurso de um sistema democrático.
A Doutrina Social da Igreja ensina que “o compromisso político é uma expressão qualificada e exigente do compromisso cristão ao serviço dos outros” (CDSI, n. 565). Nas Cartas Encíclicas Laudato Si e Fratelli Tutti, bem como na Exortação Apostólica Pós-sinodal Alegria do Evangelho, Papa Francisco corrobora-nos pensar a Boa Política, à luz do Evangelho, como decorrência ética do mandamento do amor que se constrói no cuidado com o bem comum societário.
Dom Valmor Oliveira de Azevedo, Arcebispo de Belo Horizonte e Presidente da CNBB (Conferência Nacional do Bispos do Brasil), ao assinar, em 21 de abril de 2022, o Caderno Encantar a Política, apresenta-o como “mais uma possibilidade formativa enquanto contribuição importante no âmbito da educação política cidadã” cujo grande propósito está em “ajudar cada pessoa a se reconhecer importante, essencial, na edificação de um mundo com as feições do Reino de Deus, todos à procura dele em plenitude”.
A Paróquia São Francisco de Assis, pertencente a Arquidiocese de Passo Fundo, CNBB Sul 3, fez opção permanente pelo diálogo e formação de lideranças no construto de uma comunidade participativa e consciente ante a realidade contemporânea. Neste caminhar juntos, dentre as atividades formativas, esteve o Projeto Encantar a Política, desenvolvido nos meses de julho e agosto, através de quatro encontros dialógicos (04 e 06 de julho; 01 e 03 de agosto) abertos à participação comunitária.
A comunidade paroquial São Francisco de Assis, localizada em Passo Fundo, compreende uma região popular e periférica com realidade múltipla. Há muitos contrastes na comunidade que mescla-se entre famílias de classe média, trabalhadores(as), militares e inúmera população em situação de vulnerabilidade social, habitante em casas com situação irregular, chamadas ocupações. Ademais, a comunidade paroquial abriga e é responsável pela Pastoral Carcerária (Presidio Regional de Passo Fundo e Centro de Atendimento Sócio-Educativo).
Dialogar acerca do Projeto Encantar a Política fora uma opção pedagógica fundamental ao caminho de evangelização da comunidade que se articula em três núcleos comunitários (São Francisco de Assis, Sagrada Família e São Luiz Gonzaga). Foram partícipes nos encontros 63 lideranças leigas, adultas e jovens, irmãs religiosas (Notre Dame) e o pároco, Padre Leandro. A condução dos encontros propiciou diálogo fraterno e acalorado no campo político econômico e sociocultural eclesial.
Há compreensão de que o processo eleitoral apresenta-se como tempo salutar ao diálogo, à análise da realidade político econômica e sociocultural nacional, bem como ao fortalecimento da confiança popular às instituições para que, com clareza e consciência, tenha-se parâmetros suficientes para escolher quem melhor irá representar a população nos diferentes cargos eletivos. Assim, o Caderno Encantar a Política apresentou-se como instrumento indispensável ao saudável exercício cidadão de formação crítica e tomada de consciência para melhor preparar-se ao pleito 2022 e exercer o direito ao voto.
Por Padre Leandro de Mello, Passo Fundo (RS).