O projeto Encantar a Política foi tema de uma das oficinas da programação especial da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Sociotransformadora da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (Cepast-CNBB), durante o 18º Congresso Eucarístico Nacional (CEN), que ocorreu de 11 a 15 de novembro de 2022, na Arquidiocese de Olinda e Recife (PE). A oficina foi realizada na última segunda-feira, 14 de novembro, no Auditório Brum do Centro de Convenções de Pernambuco (CECON), em Olinda.
O momento foi conduzido por Daniel Seidel, secretário executivo da Comissão Brasileira Justiça e Paz (CBJP), que iniciou sua fala recordando os três eixos do Projeto Encantar a Política:
- Informação e formação a partir do Caderno
- Capacitação em Campanha Eleitoral de coletivos e mandatos populares e participativos
- Ação política para transformação social: apoio a candidaturas populares; fortalecimento da democracia participativa; conselhos de políticas públicas; audiências públicas e incidência política.
Daniel Seidel reafirmou o caráter permanente do Projeto Encantar a Política, destacando que toda esta iniciativa é fruto do trabalho de uma rede de organizações, serviços, pastorais sociais e organismos da Igreja, Rede Brasileira de Fé e Política, e quer abrir os horizontes da Boa Política para mais gente da Igreja.
Partilha de experiências
A segunda parte da oficina contou com relatos de experiências de atividades, envolvendo o Projeto, realizadas pelos grupos em todo o país. Ganharam destaque as partilhas das Escolas de Fé e Política, principalmente do Regional Nordeste 2 CNBB; da Pastoral do Menor; da 6ª Semana Social Brasileira; do envolvimento de Conselhos Pastorais Diocesanos e Paroquiais; a utilização em Programas de Rádio; o protagonismo dos Conselhos do Laicato e CJPs; a utilização do Roteiro, disponibilizado na Internet e a utilização do próprio hotsite para divulgação.
Durante as partilhas, foi proposto pelos participantes a continuidade do uso do Caderno Encantar a Política neste pós eleição e o interesse em participar da Capacitação para Campanha Eleitoral em preparação às Eleições Municipais de 2024.
Acompanhamento
Novamente com a palavra, Daniel Seidel sublinhou algumas das partilhas dos participantes, orientando para importância de acompanhar as candidaturas eleitas, inclusive a presidencial, para que se realize os compromissos firmados durante a campanha. Foi destacado também a importância da Democracia Participativa, de caráter permanente, e das possibilidades do novo Governo Federal em utilizar mais dos mecanismos da democracia direta (plebiscito, referendo e iniciativa popular) e da necessidade de Reforma Política diante da crise da democracia representativa.
O assessor encerrou sua fala informando que, ainda neste mês de novembro, haverá uma reunião da coordenação nacional do Projeto Encantar a Política para pensar a continuidade do projeto e as novas ações.
Outras Iniciativas
Ao final da Oficina foi comunicado também que em 2023, além de novas turmas da Capacitação em Planejamento de Campanhas, em parceria com a Escola Casa Comum da PUC Minas, será oferecida uma nova edição da Capacitação de Conselheiros/as em Políticas Públicas na parceria do CEPAST (Pastorais Sociais da CNBB, CEFEP e CBJP).