Pular para o conteúdo
Home » Notícias e Artigos » “Estratégias coletivas para Encantar a Política” foi tema do Diálogos de Justiça e Paz do mês deste agosto

“Estratégias coletivas para Encantar a Política” foi tema do Diálogos de Justiça e Paz do mês deste agosto

Seguindo a tradição de se realizar nas primeiras segundas-feiras de cada mês, teve lugar em 5 de agosto de 2024, no Centro Cultural de Brasília, mais uma edição do encontro dos Diálogos de Justiça e Paz. Aproveitando o ensejo histórico e político das eleições municipais previstas para outubro próximo, que elegerão prefeitos, vice-prefeitos e vereadores dos 5.568 municípios brasileiros, o evento debruçou-se sobre o tema “Estratégias coletivas para Encantar a Política”.

O encontro inspirou-se nas encíclicas Laudato Si’, Fratelli Tutti e Evangelii Gaudium, do Papa Francisco, que buscam despertar a consciência crítica dos eleitores à luz do Ensino Social da Igreja.

Para debater o assunto, o evento recebeu Daniel Seidel, mestre em Ciência Política pela UnB, membro da Comissão Brasileira de Justiça e Paz e do Movimento Nacional Fé e Política; bem como Ana Paula Inglez Barbalho, presidente da Comissão de Justiça e Paz do Distrito Federal. Mediou o debate o Professor Doutor José Geraldo de Sousa Junior, ex-reitor da Universidade de Brasília e professor da Faculdade de Direito.

Daniel lembrou o saudoso Padre Thierry Linard, membro da Comissão de Justiça e Paz do DF e da Comissão Nacional de Justiça e Paz. Foi o criador dos Diálogos em Construção e das Conversas de Justiça e Paz, que, reunidos, resultaram nos atuais Diálogos de Justiça e Paz.

Ana Paula lembrou que, no dia 30 de julho, o Papa Francisco convocou a Igreja a se unir, no mês de agosto, em torno do propósito da política. Em seu vídeo sobre o tema, ele escreve POLÍTICA com letras maiúsculas, para diferenciá-la da politicagem.

A iniciativa dos Diálogos é coordenada pelo Observatório Nacional de Justiça Socioambiental Luciano Mendes de Almeida (OLMA), Comissão Justiça e Paz do Distrito Federal, Centro Cultural de Brasília, Comissão Brasileira de Justiça e Paz e Comitê Pan-Americano de Juízes e Juízas para os Direitos Sociais e a Doutrina Franciscana (COPAJU).

O evento, gratuito e presencial, foi transmitido pelos canais do @OLMAObservatorio e @cjpbrasilia  e @CBJP no YouTube.

A próxima edição está prevista para o dia 2 de setembro, às 19h, sempre no Centro Cultural de Brasília.

Com informações e foto do OLMA.
Pular para o conteúdo