O evento aconteceu no último domingo, 21 de agosto, na parte da manhã, com a presença de trinta e cinco lideranças das Pastorais Sociais e projetos sociais da Igreja local. A assessoria ficou por conta do Pe. Paulo Adolfo Simões, secretário executivo do CEFEP – Centro Nacional de Fé e Política, com a colaboração de Maria Conceição, coordenadora das Pastorais Sociais e da Escola de Fé e Cidadania da arquidiocese de Manaus.
De acordo o agente da Pascom da Prelazia de Itacoatiara, Jorge Huilame, “o encontro foi muito bom, com um número razoável de participantes para um domingo. Sabemos que a grande maioria associa este tema com política partidária mais este evento veio como esclarecimento de diferenciar a boa politica da politicagem”.
Para dom José Ionilton Lisboa de Oliveira, SDV, bispo da Prelazia, o estudo do Caderno Encantar em Itacoatiara foi mais uma oportunidade de se fazer formação para a Dimensão Política da Fé Cristã. “A assessoria do padre Paulo Adolfo do CEFEP, nos ajudou a conhecer a história do Caderno e seu conteúdo: a universalidade do amor cristão, a amizade social e a ética da política, as grandes causas do evangelho, a necessidade de cuidar da casa comum, eleições e democracia. Queremos ver nossos Leigos e Leigas como protagonistas de uma atuação incisiva e ética na política em todos os municípios que fazem parte da nossa Prelazia”, declarou o bispo.
No final os participantes fizeram sugestões de como a Prelazia poderá fazer para que as católicas e os católicos possam se Encantar cada vez mais pela Política, entendendo-a como o serviço em prol do bem comum, através da vivência de uma cidadania ativa. Entre as sugestões dadas está a de se criar na Prelazia a Escola de Fé e Política.