Ocorreu nos dias 10 e 11 de setembro, o terceiro encontro da ‘Escola de Cidadania e Políticas Públicas Dom Gabriel Marchesi’. O evento aconteceu de forma presencial, no centro de formação da diocese de Floresta, no sertão de Pernambuco. Dentro da programação foram aprofundados as seguintes temáticas: rio São Francisco, usina nuclear, povos tradicionais e Encantar a Política. Este último tema, um projeto de conscientização eleitoral da CNBB e parceiros para as eleições gerais 2022.
Os assessores foram padre Luciano Aguiar, do clero de Floresta, cacica Cícera Pankará, da aldeia Serrote dos Campos, Karajás do CIMI e Toninho Kalunga da coordenação nacional do coletivo Política e Religião da teologia da libertação.
De acordo com padre Luciano Aguiar, o caderno do Encantar a política é uma excelente reflexão sobre ser cristão no momento presente. “Diante dos desafios da conjuntura política: temos que fazer escolhas consciente. A democracia é inegociável”, declarou o padre.
Já para dona Ivete da paróquia de Ibimirim, “o livrinho (Caderno Encantar a Política) está ajudando principalmente a perceber que a fé caminha junto coma politica e ao mesmo tempo nos possibilitou o conhecimento da nossa missão na diocese e na igreja”.