Os Frades Capuchinhos do Brasil, através da sua Comissão Justiça, Paz e Integridade da Criação (JPIC), promoveram na noite da última terça-feira, 27 de setembro, um diálogo, de modo virtual, sobre o Projeto “Encantar a Política”, em vista de aprofundar que a “política é a mais sublime forma de caridade”, como dizem os Papas, e fortalecer o compromisso com a construção de uma sociedade mais justa e fraterna. O diálogo contou com o padre Paulo Adolfo Simões, secretário executivo do Centro Nacional de Fé e Política Dom Hélder Câmara, um organismo da CNBB, e com o frei Marcelo Toyansk, animador nacional da Comissão JPIC dos Frades Capuchinhos do Brasil. A mediação foi do frade capuchinho, frei Klenner Antônio.
Durante o diálogo, padre Paulo Adolfo discorreu sobre a necessidade de “encantar” a política e o que e os principais objetivos do projeto. O padre também apresentou o hotsite oficial do projeto e comentou sobre explicações do Papa Francisco sobre a política, principalmente na encíclica Fratelli Tutti.
Já o frei Marcelo comentou sobre o projeto a “melhor política”, como diz o Papa, citando a Encíclica Laudato Si’, e a participação dos frades capuchinhos nesse processo, como na Campanha da Família Franciscana “Escolha a paz e o bem”, em vista de eleger candidatos comprometidos com os direitos dos mais pobres, com a democracia e a justiça socioambiental. O encontro também foi espaço para uma análise da realidade atual do Brasil, dos desafios com a fome, o desemprego, dentre outros.
Assista a transmissão do encontro na íntegra: