Pular para o conteúdo
Home » Notícias e Artigos » Fortalecimento da Democracia e Ecologia Integral: 47ª Romaria da Terra e das Águas de Bom Jesus da Lapa (BA) reflete sobre o Projeto Encantar a Política

Fortalecimento da Democracia e Ecologia Integral: 47ª Romaria da Terra e das Águas de Bom Jesus da Lapa (BA) reflete sobre o Projeto Encantar a Política

Plenarinho sobre Fé e Política da 47ª Romaria da Terra e das Águas de Bom Jesus da Lapa. Foto: Messias Tavares

 

Entre os dias 5 e 7 de julho, mais de 7 mil pessoas participaram da 47ª Romaria da Terra e das Águas em Bom Jesus da Lapa (BA). Dentro da programação do evento foram realizados cinco ‘Plenarinhos’, uma dinâmica de roda de diálogos sobre diversos temas, dentre eles ‘Fé e Política’, onde foram apresentadas as ações do ‘Projeto Encantar a Política’ em 2024. Cerca de 350 pessoas participaram da atividade, realizada no sábado, 6 de julho, pela manhã, com o objetivo de discutir a importância do compromisso sociotransformador a partir da fé.

Abertura

A abertura do Plenarinho sobre ‘Fé e Política’ foi marcada pela palavra profética de dom Vicente Ferreira, bispo da Diocese de Livramento de Nossa Senhora (BA) e presidente da Comissão Especial sobre Ecologia Integral e Mineração da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Dom Vicente destacou a relevância da participação sociopolítica, especialmente durante as Eleições Municipais de 2024, e enfatizou a necessidade de um voto consciente, que não apoie interesses de mineradoras ou empreendimentos que prejudiquem comunidades tradicionais e a biodiversidade dos biomas.

Dom Vicente Ferreira, bispo da Diocese de Livramento de Nossa Senhora (BA). Foto: Daniel Seidel/Divulgação.

Combate à desinformação

Ainda durante a abertura, dom Vicente ressaltou a importância de não compartilhar e combater as notícias falsas e de não se deixar manipular por aqueles que utilizam a fé católica para apoiar projetos prejudiciais à vida e ao meio ambiente. Em um momento de oração, a memória de mártires como Marielle Franco foi recordada, assim como o testemunho de vida do senhor Mariano, um dos criadores da Romaria da Terra e das Águas em Bom Jesus da Lapa (BA).

O Encantar a Política

O Plenarinho contou com a facilitação e assessoria de Daniel Seidel, secretário executivo da Comissão Brasileira Justiça e Paz (CBJP) e membro da coordenação do Projeto Encantar a Política. Em sua fala, Seidel compartilhou a história do Projeto Encantar a Política e destacou o papel do Laicato brasileiro na derrota do governo anterior nas eleições de 2022, enfatizando a recuperação da democracia no Brasil. Ele também apresentou os três eixos do Projeto e a 8ª edição da Revista Casa Comum, o caderno de formação política do Projeto para 2024.

Daniel Seidel no Plenarinho sobre Fé e Política da 47ª Romaria da Terra e das Águas de Bom Jesus da Lapa. Foto: Messias Tavares

 

Seidel também falou com entusiasmo sobre o Mutirão pela Democracia, uma iniciativa fruto da colaboração entre o Projeto Encantar a Política e a Revista Casa Comum. “O objetivo do Mutirão é formar multiplicadores e multiplicadoras por meio de sete Rodas de Conversa, com materiais de apoio e avaliações, capacitando-os a animar 12 lideranças em seus territórios, que por sua vez coordenarão encontros de pequenos grupos utilizando a Revista Casa Comum como guia pedagógico”, disse Daniel em sua fala. Todos os participantes receberam um exemplar da 8ª edição da Revista Casa Comum.

Ele destacou ainda três desafios principais que exigem resposta e compromisso: a crise socioambiental, os conflitos violentos e a ameaça à democracia pela extrema direita fundamentalista cristã, que dissemina desinformação e ódio nas mídias sociais. No final, Seidel e os participantes construíram dois compromissos:

  • Formar lideranças jovens, comprometidas com a continuidade das lutas, com o Evangelho de Jesus Cristo na história e com a realização Romaria da Terra e das Águas em Bom Jesus da Lapa.
  • Participar ativamente da política nos diferentes espaços da sociedade e junto ao povo, sendo igreja comprometida com as causas populares, bem como, ocupando espaços da política institucional e nas bases, trabalhando o Projeto “Encantar a Política”.
Daniel Seidel no Plenarinho sobre Fé e Política da 47ª Romaria da Terra e das Águas de Bom Jesus da Lapa. Foto: Messias Tavares

Esperançar

Para Joice Santana, da coordenação colegiada da Cáritas Brasileira Regional Nordeste 3 e integrante da coordenação do Plenarinho, o espaço foi um momento para resgatar a importância da participação. “Trazer o tema do Encantar a Política teve um significado especial, sobretudo para resgatar esse olhar da importância da participação e ao mesmo tempo nos comprometermos cada vez mais com a construção do projeto de sociedade que desejamos, tanto como Pastoral Social, como movimento social, como cidadãs e cidadãos”, relatou Joice.

Joice Santana destacou ainda que “neste ano, o tema da Romaria também traz um olhar para a Casa Comum. Um olhar que se amplia para o fortalecimento da democracia, mas também da ecologia integral, e sobretudo, do compromisso. Nesse momento das eleições, devemos buscar cada vez mais candidatos e candidatas que se alinhem com essa perspectiva de defesa da democracia, da ecologia integral, dos direitos, e também do cuidado com as pessoas e com o nosso planeta”, concluiu.

Canais de formação e comunicação

Foi divulgado durante o evento outras ações realizadas pelos parceiros do Projeto, como o Curso de Planejamento de Campanhas para Candidaturas Populares em parceria com o NESP da PUC Minas (clique aqui e saiba mais) e o convite à participação na comunidade do Projeto Encantar a Política no WhatsApp para receber atualizações do site oficial do projeto e das próximas atividades e formações (clique aqui e participe).

Plenarinho sobre Fé e Política da 47ª Romaria da Terra e das Águas de Bom Jesus da Lapa. Foto: Messias Tavares

Carta da Romaria

Leia na íntegra a Carta da 47ª Romaria da Terra e das Águas divulgada pelo site da Comissão para a Ação Sociotransformadora da CNBB clicando aqui.

A Romaria da Terra e das Águas é uma realização das Dioceses de Bom Jesus da Lapa, Barra, Barreiras, Irecê, Caetité, Jequié e Arquidiocese de Vitória da Conquista, com as Pastorais Sociais, Comissão Pastoral da Terra, Cáritas Brasileira Regional NE3, Conselho Indigenista Missionário e organizações e movimentos populares.

Concentração dos romeiros e romeiras no Santuário de Bom Jesus da Lapa (BA). Foto: Instagram da Diocese de Livramento de Nossa Senhora/Divulgação.

 

Deseja receber a 8ª Edição da Revista Casa Comum na sua casa? Clique aqui .

Pular para o conteúdo